terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Retornando às letras

Me deu vontade de voltar a escrever. Sem presunção e sim por vontade de registrar coisas que vivencio, relatar os passos dados em minha vida como essa mudança de cidade, e também pela exploração dos meus próprios sentimentos.

Há quase um ano mudamos para Siegen, no mesmo estado que Aachen, na Renania do Norte Vestifalico, perto da fronteira com Hessen e Rheinland-Pfalz. Aqui tudo fica longe, minha locomoção é de carro pra lá e pra cá. Em Aachen eu saia de ônibus ou bicicleta. Aqui ou é de carro ou não se chega.

Siegen, assim como Roma, foi construída em cima de 7 morros. A topografia é montanhosa, o clima é mais frio e chuvoso, do que Aachen - o que já é uma proeza - e a cidade é uma cidade industrial, com potencial de se tornar realmente atraente, mas ainda deixa muito a desejar.

Sim, sei que sou exigente, mas quem já me visitou sempre concorda comigo, quando digo que estou no meio do mato.

Apesar de ser provinciana, temos uma ótima universidade. E até alguns famosos. Aqui nasceu Maurício de Nassau. Então há muitos anos, Siegen era parte do Reino Holandês. Sim, e aqui nasceu Paul Peter Rubens, o pintor, que pintava aquelas mulheres exuberantes. Hoje o museu de arte moderna da cidade é parte do circuito artístico da Alemanha.

Para minha filha a mudança foi drástica. Mas a escola, os novos amigos e as opções de lazer estão ajudando a recuperar-se do choque.  Clara está fazendo balé com uma antiga bailarina do Bolshoi. Quem imaginaria isso um dia?  E fazendo ginástica num lugar maravilhoso, desenvolvendo habilidades, que eu nunca pude desenvolver lá na minha terrinha no interior da Bahia.

E eu? Estou procurando emprego e fazendo serviço voluntário na escola onde Clara estuda. Mas isso já é assunto ara um outro posting.





3 comentários:

  1. Feliz demais com o retorno, a mudança... essas reviravoltas que a vida dá e no início ficamos meio atordoados, mas com um pouco de paciência e perseverança ACHAMOS o foco. Segue Marcia, para frente ainda tem muito pra gente!

    ResponderExcluir
  2. PS.: não aceite esse, não consigo incluir este na minha blogroll, vc o privou de alguma forma?

    ResponderExcluir